sábado, 26 de julho de 2008

Pensamento Possivel...

Guardo todos os meus livros como se fossem jóias únicas,...de vez enquando, gosto de abrir aqueles que depois de os ler,...permanecem para sempre na minha memória.
Hoje, lembrei-me bastante de um.
Tem haver com o meu estado de alma...ansiosa e ao mesmo tempo feliz,...
O livro é de um dos grandes pensadores do Séc. xx,...MIGUEL DE UNAMUNO,...escritor e filósofo espanhol,...extraordinário.

E há uma frase que ficou para sempre na minha memória, desde o dia em que a li e já lá vai uma dezena de anos ou mais...e que me segue sempre que as dúvidas e as incertezas me assaltam.
Ele, escreveu um dia:...

" Os mais loucos sonhos de fantasia têm algum fundamento de razão, e quem sabe se tudo quanto um homem pode imaginar não sucedeu, sucede ou sucederá, alguma vez, num ou noutro mundo. As combinações possiveis são, proventura, infinitas. FALTA, APENAS, SABER SE TUDO O QUE É IMAGINÁVEL É POSSÍVEL..."

Página 110,...segundo parágrafo do livro...Do Sentimento Trágico da Vida.

Gosto de ler esta frase,...gosto de pensar nesta frase,...e gosto sobretudo de acreditar...que quase tudo,...nem tudo,...mas quase tudo,...o que imagino pode ser possível.
E amanhã é outro dia.

7 comentários:

Mié disse...

Bem...eu às vezes encontro coisas dentro dos livros que me fazem voltar no tempo, fazem-me lembrar pormenores que se não fosse assim nunca mais os lembraria.

Também gosto de Unamuno.
Este pequeno trecho é interessante, e pela história verificamos que muito do que foi ficção literária aconteceu, portanto tudo se joga "na mesa" das possibilidades e acreditar ajuda a que seja alcançada.

Um bom fim de semana e um beijo

Blueminerva disse...

Tenho a mesma relação com os livros. Também recorro aos lidos para me avivar o espírito.
Beijocas

Pedro Branco disse...

O que acontece ao imaginado quando se torna possível (se se torna...)?

Fernanda disse...

Pedro Branco

...Ás vezes acontece a desilusão...lol

...Outras vezes de tão surpreendente,...ficamos a saber que é possivel...lol
É o tal momento de felicidade.


Um abraço e uma beijoca a todos

By Me disse...

Eu também amo os meus livros,até sublinho-os. Torno-os meus .Fazem parte de mim!
Entre a realidade e a ficção vai uma distância ,contudo , se acreditarmos que vamos realizar provavelmente acontecerá!não podemos nem conseguimos realizar todos os sonhos . Feliz daquele que acredita e concretiza!
Porque também há a sorte e o azar!

Parapeito disse...

...Uma das coisas que sempre receei...foi em caso de fogo ou assalto algo acontecer aos meus livros e discos de vinil :)) Não é que me levem as joias...os Renoir...os cadillac...é mesmo só os meus livros e discos...pois sao amigos fieis que estão comigo mas boas e más horas :))
E sim é bom Acreditar que se não hoje...amanhã é possivel
***

Su disse...

os bons livros tem spre algo que nos marca...............

essa frase por ti escolhida entra no campo das probabilidades....tal como tudo o que sucede na vida

tb acredito q todo o imaginavel é possível......tenho de acreditar nisso.....sem mas.....sem mais....


jocas maradas.....sempre