domingo, 28 de março de 2010

VIRTUAL...

Tenho lido vários artigos que analisam o quanto a net pode ser viciante, perturbadora, ou não, na vida das pessoas.

Cada um, aqui, procura aquilo de que tem mais necessidade, sendo que a necessidade pode ir desde o interesse profissional, académico, didáctico, lazer, arte, música, enfim tudo o que o ser humano precisa para se manter informado e acrescentar algum valor à sua vida; e o valor que este meio de comunicação tem nesse aspecto é um bem que não podemos por em causa nem questionar.É necessário e insubstituivel.

O problema está quando a necessidade é, o de preencher vazios afectivos, aliviar a solidão e compensar as frustrações do nosso dia a dia. Seja qual for as razões de cada um, este é o meio mais rápido e sem compromissos para o fazer; porque não há regras nem limites para podermos aceder a pessoas com as quais, podemos colmatar as nossas necessidades e assim, sentirmos-nos menos sozinhos.
Neste caso, o que está em causa são sentimentos, são emoções, que naquele momento partilhamos com alguém, (que é real para nós) nos ouve, compreende-nos, aceita-nos e retribui-nos com igual intensidade, aquilo que nos vai na alma.
E, a NET, é um mundo feito de pessoas, e nada melhor do que um espaço como este para podermos ser verdadeiramente quem somos, ou, não, e encontrar pessoas com as quais o podemos ser, ou não.
O facto de não conhecermos o outro e não precisarmos de ligar a princípios, valores ou regras, que na vida real fazem parte da convivência, já é uma forma de nos livrar de qualquer tipo de compromissos e assumir o que quer que seja, dependendo claro, das intenções que se tenham e do que se quer.
Aqui, vale tudo.
Vale até, destrui vidas que estão organizadas e estabilizadas.
Vale, construir ilusões de amor, paixão e amizade, que depois se esgotam tão depressa e repentinamente tal qual como começaram.
Vale, interferir na dignidade e privacidade de cada um sem o mínimo pudor ou respeito pelos sentimentos de quem aqui está de boa fé e acredita nas palavras e nas boas intenções.
Vale entrar no mais intimo de nós e sair como se nunca lá estivessem estado.
Tudo isto, porque aqui podemos ser o que quisermos.
É este lado perverso da NET que me arrepia, mas ao mesmo tempo faz-me pensar que o ser humano, é incapaz de se satisfazer com a realidade virtual, mesmo com toda a perversidade e promiscuidade que tem, nada substitui o contacto real com o outro, só depois disso acontecer, é que o que se construi aqui e seja o que for que se construi aqui, amizade, amor, paixão, enfim, qualquer coisa que seja, só se torna compensatório, verdadeiro e satisfatório, ou não, se o encontro real acontecer.
Há uma necessidade no ser humano, que está para além do virtual, precisamos do contacto físico, de estar junto, de tocar, de olhar, sentir o calor do outro, chegar ás emoções através da troca de desejos e objectivos comuns para podermos ser gente. É preciso conhecer o olhar e os gestos do outro para nos sentirmos reais e satisfeitos com nós próprios.
Penso que não há nenhuma rede social, nenhum intercâmbio virtual que satisfaça essa necessidade do ser humano.

E ainda bem que assim é, caso contrário não tinha conhecido pessoas excelentes, (são poucas, muito poucas)... com as quais partilho as pequenas coisas da minha vida e permanecem até hoje.

5 comentários:

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá Fernanda, belo post...Espectacular....
Beijos

Unknown disse...

Adorei este teu post...mas o teu antepenúltimo parágrafo, tocou-me de uma forma especial.Bisous

Anónimo disse...

Fernanda tocaste num ponto muito, muito importante. muitas vezes me pergunto o que ainda por aqui faço... sou eu, mas aqui de facto sou mais eu, pois tal como dizes não há "regras". normalmente visitamos pessoas com quem nos identificamos por alguma circunstância e podemos enamorar-nos por umas palavras doces que podem vir ou não de uma pessoa doce.
o terreno que aqui pisamos não deixa de ser minado.
conheço poucas pessoas na net, mas tenho poucos mas bons amigos, com quem já estive, já jantei, e já me diverti muito, divertir no sentido do convivio amizade.

mas nem tudo é transparente. e apesar de tudo continuo a achar que aqui estou também por uma necessidade minha. ás vezes uma solidão acompanhada.

por isso ás vezes estou tempos sem publicar um post, ou visitar aqueles lugares que mais gosto.

porque nem sempre é possível distinguir o virtual do real...

Mas quanto a Ti acho que és tu. assim tal e qual.

um grande beijinho meu

Fernanda disse...

Fernando S. (Chana), Isabel P., Apenas eu.

Obrigada por terem gostado,...é o que penso...

..:)

CR disse...

Tudo o que aqui tens é simplesmente delicioso. Parabéns!
Beijinho.