domingo, 7 de março de 2010

Para lembrar essa coisa chamada BULLYING...



Desculpem a comparação...mas se há cães em que os donos são responsabilizados pelos danos que possam fazer ás pessoas e fazem,....muitas vezes até à morte das mesma.Então, porque raio não são responsabilizados os pais dos adolescentes selvagens que praticam estes actos sobre os colegas que muitas das vezes ou quase todas, são bem menores que eles....
Aquele menino que se atirou ao rio, não me sai da cabeça e o corpo dele ainda não foi encontrado.
Tenho sobrinhos e tenho medo...
Tenho medo que se cruzem um dia,... com selvagens deste tipo.

Mas, isto, é o resultado do sistema que criamos. Evoluimos socialmente para pior
e não sendo uma pessoa negativa e pessimista, porque não sou, penso que vamos perder ao longo dos tempos, o sentimento da Compaixão...
Acho que se vai perder essa parte fundamental do ser humano para se relacionar com o outro no verdadeiro sentido a palavra...

Transcrevo e subscrevo:

«Não há nada que abale tanto as profundezas do nosso sentimento moral como a crueldade. Qualquer outra falta, podemos perdoá-la; a crueldade nunca. A razão disso é que a crueldade é precisamente o contrário da piedade. Ao tomarmos conhecimento de qualquer acto de crueldade (...) somos de imediato tomados pelo horror; bradamos: "Como podem suceder semelhantes coisas?" E qual é o sentido desta pergunta? (...) O verdadeiro sentido, ei-lo, sem margem para dúvidas: Como se pode ser tão desapiedado? É pois quando uma acção se afasta em extremo da piedade, que ela carrega como um estigma o carácter de uma coisa moralmente condenável, desprezível. A piedade é por excelência o âmbito da moralidade.»

in Arthur Schopenhauer, O Fundamento da Moral

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá Fernanda:)
Abordaste um tema deveras interessante, polémico, triste, e em que não se percebe.
o miudo que se atirou ao rio, não sai da tua cabeça e talvez da cabeça de todas as pessoas que ouviram a mensagem.
é triste. muito triste.
lamento mas há miudos que deveriam andar numa escola diferente. pois eles são diferentes.
radicalmente diria mais, deveriam viver num mundo á parte eles e os paizinhos, pois isto não cabe na cabeça de ninguém.

beijo

By Me disse...

COMPREENDO O TEU TEXTO E SUBSCREVO AS TUAS PALAVRAS...AS CRIANÇAS SÃO AGRESSIVAS PORQUE TRAZEM DE CASA ESSA AGRESSIVIDADE...É VERBAL ,É FÍSICA...ETC. E CADA VEZ MAIS ELAS RELACIONAM-SE DESSA FORMA...OS MAIS FORTES SUBJUGAM OS MAIS FRACOS...EU MESMA TAMBÉM FUI VÍTIMA ...POR ISSO SEI O QUE ISSO É . O MAIS INCRÍVEL É QUE OS ADULTOS TENTAM CULPAR AS CRIANÇAS E RESPONSABILIZÁ-LAS POR TUDO...SACUDINDO ASSIM A ÁGUA DO CAPOTE.... CONTINUO A PENSAR QUE OS PRIMEIROS CULPADOS SÃO OS PAIS,A FAMÍLIA,DEPOIS A TV ,A ESCOLA...

BEIJO

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá, belo post...Espectacular....
Beijos

Fernanda disse...

Apenas eu, Pedrasnuas e Fernando Santos(Chana)

Vivemos numa época ao contrário,...no meu tempo, os meus pais, apoiavam os professores e eu tinha respeito por eles, porque o exemplo era dado pelos meus pais, agora é ao contrário,...os pais desrespeitam os professores e assim, não há exemplo, claro...
Entra-se na anarquia e nem professores, nem pais, nem alunos,...colaboram no que deveria ser o verdadeiro sentido do ensino... A EDUCAÇÃO.

Abraço a todos

By Me disse...

TENS TODA A RAZÃO FERNANDA...OS VÁRIOS AGENTES NÃO SE APOIAM MUTUAMENTE...E POR ESSA RAZÃO O ESTADO DAS COISAS TENDE A PIORAR.

BEIJO