quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Uma Casa Portuguesa


É uma casa portuguesa.

Num dos meus passeios de domingo, quase sempre sozinha,...não por falta de companhia,...
mas por escolha e opção, tenho por hábito pegar no carro e ir,...muitas das vezes sem saber o destino a que vou dar.
Desta vez,...fui parar a Alcochete.
Uma vila discreta, muito pacata, mas com história e tradição. Havia, ainda, vestígios da festa do Barrete Verde nas ruas da vila.
Andando ao longo da marginal, com o Tejo a bater em força no paredão,...atravessei o jardim com a estátua de D.Manuel I a olhar o rio que corre para o mar e que o fez um dos maiores de Portugal. Impulsionador e navegador do período de ouro da história deste país, que foi a época dos Descobrimentos.

Depois de tanto,...ficamos com tão pouco.

Talvez, por isso,...sejamos um povo de saudades.
Saudade,..de sermos valentes,...empreendedores,...unidos por uma causa colectiva e universal que nos torna-se de novo orgulhosos daquilo que verdadeiramente somos.
E, somos de facto um povo maravilhoso,...porque, apesar de tudo, de todos os tormentos, de todas as ditaduras de ontem e de todas as incompetências de hoje que nos atrofiaram e continuam atrofiar e contribuíram para o atraso e perda de oportunidades de avançar como avançamos no Mar,...apesar de tudo isso,...continuamos a ser suficientemente Humildes para sermos Orgulhosos e mantermos a nossa identidade e caractér geneticamente,...social.
Ainda, somos um povo que fala com as mãos e pensa com o coração.
Ainda, somos um povo que recebe de braços abertos.
Ainda,...ainda...

Até quando??!!...
Até quando, não sei...
Só sei é que já fomos tanto,..e estamos, aos poucos, a não ser coisa nenhuma....(até, já tenho pavor de ver e ouvir os telejornais)

Por isso, convém, de vez em quando,...Olhar para a nossa História.
Por isso, convém de vez em quando,...Olhar para uma Casa Portuguesa,...

12 comentários:

By Me disse...

Hum...muito bem,belo texto! Acho que devias ponderar na carreira jornalística!
Quando falaste da viagem lembrei-me da viagem de Sophia de Mello! Tu foste dar a Alcochete,foste mais feliz que o casal na outra viagem! Chegaste a ler?
O teu texto está excelente!
Parabéns

Su disse...

gostei de ler.te


saudades de tanta coisa.........


jocas maradas.sempre

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá Fernanda, bela fotografia de uma casa portuguesa...Texto excelente...
Beijo

Cadinho RoCo disse...

Um texto desabafo sentido, mas digo-lhe que aqui no Brasil sentimos o mesmo. Tenho sangue português em minhas veias herança dos meus avós vindos da Ilha da Madeira para cá do outro lado do oceano. Talvez por isso tenha este meu sangue sentido tanto cada palavra sua em escrita a deixar-me de fato comovido e ao aconchego de uma casa portuguesa que minha avó sempre tratou de retratar por aqui com toda sua tradição e força.
Cadinho RoCo

em azul disse...

E escolheste uma bem bonita num óptimo texto!
Um abraço

Paula Baltazar Martins disse...

Gostei muito do texto!
Ainda vivemos num belo cantinho à beira-mar plantado, apesar das coisas que temos vindo a perder.

Nota: pelos sítios que passo trago sempre fotos das janelas, elas conseguem-nos dizer muito sobre um local.

Paula Baltazar Martins disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
JPD disse...

Olá Fernanda

Completamente de acordo contigo.

Há três instâncias em que isso deve ocorrer:

- Conservação do património, custe que custar.
É inadmissível que se ande impunemente a encher as paredes de pinturas como se se tratasse de marcações caninas;

- Às autarquias compete zelar pelo cumprimento dos PDM e pela traça mais adequada, historicamente, da sua área de jurisdição sem cedncias a projectos megalómanos de aldeamentos, condomínios, o que for;

- Aos arquitectos, a acção cultural responsável na assinatura de projectos culturalmente válidos.
Será por essa razão que chegarão aos Prémio Valmor e não por vanguardismos incompreensíveis.

Bj

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

olhar para a história sempre.belo texto, adorei.
marthacorreaonline.blogspot.com
Um grande abraço

Smile disse...

Transmitis-te muito bem o teu sentimento…. Bela prosa; e bem verdadeira. Já estou como tu, por vezes até tenho pavor de ver as notícias.

Fernanda disse...

Obrigada a todos,...pelos comentários que aqui deixaram.

Gosto de partilhar as minhas ideias, duma forma simples e sem rodeios.
Aquilo que por aqui escrevo,...é exactamente aquilo que sinto e penso, sobre isto ou sobre aquilo.
E, por isso, me agrada saber que as ideias são muitas vezes comuns e os sentimentos são identicos e partilhados por muitos.

Ainda bem..:)))
Afinal,...ainda somos um povo que fala com as mãos e recebe de braços abertos...:)))
Qu havemos de fazer??!!...
Somos assim...))))

Uma óptima semana para todos

Parapeito disse...

Belo texto sim...ainda somos um povo que recebe de braços abertos....mas cada vez menos...e quanto ao cantinho é beira mar plantado...já fomos...
Mesmo assim nao oomsigo imaginar me a viver noutro lado...sei que as saudades iam ser imensas.

*******