sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Falando em Vida


A propósito de um caso que está a correr em Itália, para que seja aplicada a Eutanásia, a Eluana Englara, uma jovem que aos 21 anos teve um acidente de viação que a deixou em coma irreversível,... num estado completamente vegetativo, à já 17 anos,...custa-me acreditar, que em nome de Deus - (Vaticano e Papa) - se chame assassinos, a quem por AMOR e DEVER quer terminar com este sofrimento inacreditável, inconcebível, violento e profundamente injusto para qualquer ser humano.
Como se não bastasse o governo de Silvio Berlusconi, está prestes apresentar um decreto-lei que permita perpetuar esta situação, já que, o tribunal decidiu dar cumprimento ao desejo da família e, certamente, da Eluana, de deixar humanamente, aos poucos, o ciclo que a mantém a respirar.
Sei que é um tema que mexe com os sentimentos mais profundos das pessoas...
Sei, também, que para a família de quem sofre um acidente desta natureza e se vê confrontada com a decisão de decidir, se se desliga ou não a máquina,...deve ser uma dor que está para além daquilo que possamos imaginar...
Mas, é por isso mesmo que quando a vida acaba e se morre clinicamente,ninguém tem o direito de nos manter "viva".
Não podemos ser tão injustos para com essa pessoa que amamos e permitir um sofrimento imenso e em vão.
Juro, por Deus, que me sentiria traída por todos se, depois de morrer, me mantivessem a respirar.
Sofri, também, um grave acidente viação à uns anos atrás e já nessa altura, toda a minha família sabia do meu desejo, de não permitir que me mantivessem "viva"... e caso a minha família não me concedesse esse direito, matariam tudo o que me tinham dado e nenhuma lágrima que chorassem por mim eu reconheceria.
Até hoje e até sempre, esse meu desejo mantêm-se.
Por isso, ao ler esta noticia da pressão feita pelo Vaticano ao governo de Berlusconi, para que trave o processo judicial de permitir à família acabar, finalmente com aquele sofrimento em vão, quase que me deu vontade de dar um grito de revolta.
Suponho que ninguém gostaria de estar na pele de Eluana
E, por sentir que odiaria estar nessa situação e que suplicaria que me ajudassem a sair dela, a minha tristeza e impotência, tornaram a minha angustia maior.
Não é justo, que a imagem que fica dela, não seja a de uma jovem linda de morrer.

8 comentários:

Su disse...

sou a favor da mesma.................
sem traumas.............sem cinismos...............

jocas maradas de gritos

Anónimo disse...

Acabou de dar nas noticias...e a reacção do meu filho com 10 anos!
- Que raio de vida! Matem-na!
Depois tive a explicar-lhe o que é e as leis...e agora ao clicar vi que falavas sobre esse tema e aproveitei o teu texto para lhe melhor explicar...
Só me aptece dizer como ele:
- Que raio de vida!!!! Matem-na porque morta já ela está!

um abraço
tulipa

By Me disse...

Fernanda,em primeiro lugar felicito-te por partilhares connosco um tema actual e polémico.
Na minha modesta opinião penso que as mentes mais conservadoras confundem eutanásia com suicídio. O grande problema reside aqui mesmo!
O que não se compreende... de forma alguma é que essa mesma vida seja mantida por obra e graça não do Divino Espírito Santo mas de uma máquina!!!!!!!!!!
Vi uma vez uma entrevista a um membro da igreja em que este tecia argumentos incríveis...do tipo, quem pode imaginar se a pessoa impedida de falar,afinal não está bem assim ...ou e se acontece um milagre e a enfermidade cura-se...ou se a pessoa em questão se arrepende na hora do acto...
Enfim... sem comentários!!!!!
Eles apregoam que Deus dá a vida e só Deus é que pode tirar. Concordo!!! Então não perpetuem essa vida através de máquinas!!!!!!
Respeite-se a vontade de cada um e a vontade de Deus!!!
A eutanásia é um tema complexo, o aborto é outro,a homossexualidade idem, o divórcio foi o que foi...enfim...tudo em nome do conservadorismo e da hipocrisia!!!!

Bom fim de semana

Anónimo disse...

Não apenas se opõem à eutanásia como nos impõem um silêncio compulsivo sobre o debate dessa questão.

Inaceitável!

Smile disse...

Eu penso como tu. Se um dia me visse em situação semelhante eu quereria que a máquina fosse desligada. É esse o meu desejo.
Estar ligada à máquina nestas condições não é viver … é sofrer!
Como digo muitas vezes, eu não tenho medo de morrer mas sim SOFRER à espera que a morte chegue...
Bjs

Unknown disse...

Esses seres supremos são de um grande cinismo...gente eternamente estúpida...que se sofra até ao final...é disso que eles gostam....
Bom fim-de-semana

O QUATORZE disse...

Olá. Boa tarde
Na verdade existem formas terriveis de puras crueldades, nesse caso e muitos mais, manter uma pessoa numa autentica prisão de imenso sofrimento a nivel pessoal, familiar e de amigos.
Injusto.
Amizade
LUIS 14

Fernanda disse...

Willie

Thanks for the visit.
And thanks also for giving the opportunity to meet some of South Africa, which I know is a very beautiful country and then the country one of the great men of this planet.
Who knows one day, do not travel there ...:))

Best Regards