domingo, 12 de abril de 2009

Lembranças...



Andando por Lisboa e aproveitando a tolerância de ponto de quinta-feira à tarde,...deixei os transportes e fui a pé do Chiado até StªApolónia.
Foi bom,... porque muitas vezes fiz esse percurso com o meu pai, no sentido inverso Stªa Apolonia Praça do Comércio,...no tempo em que ele trabalhava e sempre que podia,...me levava a mim e ao meu irmão, nessa aventura que era ir de comboio até Lisboa e depois caminhar a pé com explicações de tudo o que era importante conhecer até chegarmos aos barcos enormes atracados no caís de Alcantara.
Lembrei-me bastante desse tempo e das ruas por onde passei,...pouco mudou,...é certo que está diferente,...muitas casas remodeladas, muitas outras que já não existem, como por exemplo as celebres Tabernas, com as portas de ferro verdes e lá dentro as paredes cobertas de azulejos brancos, mesas de madeira castanha e balcões com pedra marmore com copos grossos e pequenos onde os homens pela manhã bebiam aguardente ou vinho tinto, o "MATA-BICHO", como o meu pai nos dizia...
Quando passei pelo Campo das Cebolas,...mesmo ao lado da Casa dos Bicos,...deixei-me ficar por ali e olhei,...senti realmente o passado e vi-me pequenina,... e vi o meu pai e vi o meu irmão,...e vi estas fachadas,...exactamente como dantes...lembrei-me da minha mãe em casa à nossa espera...
Foi bom!...
Senti que o tempo passou e que não foi em vão...
Aprendi e guardei pedaçinhos de felicidade...
Continuei,...sentei-me no comboio, tal e qual como dantes...e vim para a minha casa. Depois fui ver o meu pai...e voltei a lembrar-me desses dias,...dos dias em que eles, os meus pais,... me fizeram aquilo que sou hoje.

7 comentários:

Su disse...

belo esse recordar

jocas maradas e felicidades

Unknown disse...

As vezes mexer no passado...mas outras vezes dá uma paz à alma...conforta-a das dores que está a sentir .
um abraço
tulipa

By Me disse...

Saudosista? Recordar é viver...já diz a canção de Vitor Espadinha!
Rememorar velhos tempos que tiveram outros brilhos,outras cores,ostros odores,outras sensações...Guarda com todo o carinho aquilo que te fez Feliz!!!

Beijo Amigo

Fernanda disse...

Su, tulipa, Pedrasnuas

É, o que me dá força e alegria para viver os meus dias.
Guardo tudo com carinho,...pedaçinhos de felicidade que dão paz interior e me fazem sentir bem na vida,... mesmo quando tudo parece escuro.

Um Abraço sem mar
Um Abraço
Um Beijo Amigo

bettips disse...

Tenho uma fotografia dessas casas! Uma é a Pensão "Varandas" e a outra...não sei quê mas sei que é divertido!

Pais são os que amam e guardam: a esses nos fica presa a memória.
Para sempre doce.
Abçs

simplesmenteeu disse...

Gostei de rever Lisboa através do teu olhar.
Parabéns pelas tuas fotografias e pelo teu blog. Vou voltar

Um beijo

Fernanda disse...

Simplesmenteeu,

Obrigada por teres gostado...:)
E,...Lisboa é linda...fica sempre bem nas fotografias...:))


Uma boa semana