domingo, 7 de setembro de 2008

A Net...

Começo a pensar na dimensão que tem na vida das pessoas, inclusive na minha, o tempo que passamos na net.
Umas vezes por necessidade de trabalho, outras para acesso à informação rápida, outras por puro entretenimento ou e, talvez a mais significativa, para chegar a outras pessoas e assim quebrar a solidão ou até, pelo contrário, abrir outros horizontes e trocar ideias e ideais com outras culturas, outras maneiras de pensar, outros espaços geográficos distantes ou menos distantes e "conhecer" o totalmente desconhecido.
Acontece que estes conhecimentos virtuais, tem que se lhe diga.
Quando por mero acaso, encontramos do outro lado alguém que nos "ouve" e nos responde e a partir daí se começa a criar o hábito da conversa e da descoberta mutua de gostos e interesses, a tal amizade virtual instala-se e passa a fazer parte do nosso núcleo de convívio.
É aqui, que a discussão pode surgir e fazer sentido analisar até que ponto o virtual substitui as relações pessoais e olhos nos olhos entre as pessoas.
O que penso,... é que por mais rápido e mais fácil e mais desinibidor que seja estarmos a "falar" e a conhecer aos poucos alguém do outro lado do ecran e de quem não fazemos ideia de quem seja,...existirá sempre a absoluta necessidade, de um dia se estar frente a frente com essa pessoa.
É quase que instintivo e primário, termos essa vontade e necessidade de ver, de confirmar, de tocar, de ouvir,... de desvendar o desconhecido já supostamente "conhecido".
Penso que seja impossível isso não acontecer um dia,...faz parte da natureza humana sentir a proximidade do outro, mesmo que essa proximidade se torne depois em aversão ou amizade ou amor, ou seja no que for.
Por isso, não acho que a Net, seja uma ameaça nas relações entre as pessoas, antes pelo contrário pode ser um meio de aproximação de pessoas que doutra forma nunca se encontrariam ou se conheceriam.
Mas, como em tudo na vida é preciso bom senso, moderação, inteligência ou esperteza, ás vezes também serve,...lol, para não fazer disto um meio de perversão e subverter os sentidos e sentimentos em prejuízo de si próprio e dos outros.

10 comentários:

O QUATORZE disse...

Boa Noite
Todos nós devemos estar conciêntes de que existe um fundado factor de incerteza na vericidade de cada um, por isso requere-se um pouco de cuidado.
Mas devemos acreditar nos honestos em sentimentos.
Amizade
Luis

By Me disse...

Um texto muito bem elaborado.Muito bem escrito.Muito bem pensado.
Eu subscrevo-o .
A net não é um bicho papão nem um mundo cor de rosa.
Beijo

O Profeta disse...

Onde acaba a terra e começa o Mar
Há um lugar onde vive a ilusão
Repousa na madrepérola das conchas
Com a forma de um coração

Onde as giestas se agarram à areia
Onde as pedras têm diadema de algas
Onde o Mar conta histórias longínquas
Onde as vagas soltam distantes mágoas


Bom domingo



Mágico beijo

Carloressu disse...

Concordo contigo, apesar de se estabelecer alguns laços com pessoas que desconhecemos. A necessidade de ver, tocar, sentir as pessoas está sempre presente.
É inevitável imaginarmos quem está do outro lado. Mas sim há que ter cuidado, porque nunca se sabe quem esta do outro lado. E como diria o house, "todos mentem".

Blueminerva disse...

Para mim, só faz sentido estar na blogosfera para chegar até às pessoas às quais possivelmente eu nunca chegaria se não fosse através de um blogue.

beijocas

JPD disse...

Olá Fernanda

A net é segurante o meio de comunicação fulgurante.
Por essa razão se prestar a tanta coisa, desde as piores e mais nefastas às admiraveis, cheias de emoção, prazer e alegria.

Bjs

bettips disse...

Abrir novos horizontes!!!
Assim a sinto e gosto, a net.
Grata pela passagem no meu lugar de estimação.
A viagem deve ser lindíssima, no Outono de cores quentes: a ir, no combóio histórico, sem falta, da Régua ao Tua ou do Porto até qualquer lado que seja D'ouro!
Abç

em azul disse...

Concordo contigo, Fernanda.

Abraço

Cadinho RoCo disse...

A exposição na Internet é semelhante a qualquer outra, naturalmente que guardando devidas proporções. O belo da coisa é que por ela podemos navegar mundo afora com facilidade impressionante.
Cadinho RoCo

By Me disse...

Fernanda que é feito das tuas fotos, das viagens de sonho? Estou à espera! Não sei até quando??????